Subscribe Twitter Twitter

27 novembro 2009

A União Fraternal

SALMO 133


1 Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

Davi faz referência a um ‘viver em união’, diferente de estar unidos ou reunidos. Ele qualifica esta ‘vida’ em união de boa e suave.
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.

O salmista compara a união ao óleo precioso. Era de costuma se ungir em tempos de festas e alegria. Não estar ‘ungido’ representava tristeza profunda.

"Enviou Joabe a Tecoa, e tomou de lá uma mulher e disse-lhe: Ora, finge que estás de luto; veste roupas de luto, e não te unjas com óleo, e sê como uma mulher que há já muitos dias está de luto por algum morto" (2Sm 14:2 ).

O óleo da unção (Precioso) após ser derramado sobre a fronte do sacerdote, escorria sobre a barba até atingir a orla do manto sacerdotal.

A união fraternal é comparável ao óleo ‘sagrado da unção’ que era utilizado na unção dos sacerdotes e dos utensílios da tenda da congregação (Ex 30:31). Este óleo era composto das principais especiarias da época (Ex 30:23).

Embora o óleo da unção era proibido ao povo (Ex 30:33), a união fraternal não é vetada.

3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

O salmista compara a união ao orvalho do monte Hermon, que descia sobre os montes da preciosa Sião ( Dt 3:8 ; Js 12:1). O monte Hermon atinge uma altitude aproximadamente 2.814 metros, tendo o cume coberto de neve, enquanto as terras ao redor são secas em decorrência do sol de verão. O orvalho proveniente do monte Hermon acabava por contemplar todos os montes em redor, característica que fez o salmista utilizá-lo como comparativo a união.

Então temos dois elementos: o óleo da unção que, após derramado sobre o sacerdote, abrangia o seu corpo e vestes, e o orvalho do monte Hermon, que se expandia sobre os montes em redor. Fica a pergunta como esta nossa união com nosso irmão hoje?

Infelizmente, essa união fraternal tem faltado nos dias atuais. Muitos têm se voltado para seus próprios interesses e assim distanciam a cada dia das pessoas a sua volta.

Será que temos consciência da importância dos relacionamentos nas nossas vidas?

E que seus pais, irmãos, tios, primos e amigos foi DEUS quem a constituiu e escolheu a dedo.

Temos de compreender que o Senhor quer que sejamos um, e que entre nós não exista brigas, contendas ou divisões.

Paulo advertiu aos Coríntios por causa da divisão que existia entre eles (1 Co 3.1).

João em sua primeira carta advertiu que não devemos simplesmente amar, mas sim estarmos sempre prontos a dar nossa própria vida, e que isto não seja nem somente de palavra e língua, mas sim de fato e verdade
( 1 Jo 3.16-18).

Nesse momento, o Senhor esta te dando a oportunidade de estreitar seus relacionamentos, portanto decida fortalecer a união com aqueles que o Senhor colocou em sua vida.

E pra concluir:

“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”.
(Romanos 10.12)


Graça e alegria sejam com cada um de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem

Seguidores