Subscribe Twitter Twitter

11 março 2010

O que significa Orar?

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”
Tg 2.17:18


Pela oração somos capazes de obter vitorias, exercitar nossa confiança em DEUS, e conhecer os propósitos de DEUS para sua vida.

1- Orar?

Sem duvida alguma orar é a forma que temos de conversar com DEUS. Onde expomos nossas dificuldades, alegrias, motivações, necessidades, enfermidades. E acima de tudo é o método que temos para agradecer pelo dias que vida que Ele nos deu.

Sentimos as respostas em nosso coração através do Espírito Santo que se comunica com o nosso.
Leia Romanos 8.16.

2- Comunhão com DEUS!

Em Gn 5.21 vemos que Enoque, aos 65 anos, passou a ter comunhão com o Senhor Deus através da oração. A cada dia Enoque se aproximou mais e mais do Senhor a ponto de anos depois ele não ter sido mais visto, pois o Senhor o tomou para si.

Nós só sentiremos a presença de DEUS se tivermos o habito de orar com sinceridade. No antigo testamento diante todas as perseguições, os homens de DEUS perseveravam na oração e sentiam que o Senhor era com eles a todo o momento. Como se uma voz suave os confortasse dizendo: “Coragem, pois estou aqui para lhes conceder vitoria. E logo mais estaremos juntos.”

3- Orar não é rezar.

Ao orar somos espontâneos, como já dito orar e conversar com o Senhor, você já tentou ter uma conversa decorada? Isso não é possível, pois não podemos prever a reação da outra pessoa. A medida que a oração é feita o Espírito Santo nos revela e instrui as palavras que devem ser ditas. Em uma oração é comum lembrar-se de uma situação inusitada, ou de algum amigo, parente, conhecido.

Os discípulos pedirão ao Senhor Jesus que os ensinasse a orar (Leia Mateus 6), Jesus então ensinou uma das orações mais famosas nas denominações cristas por sua intensidade e clareza. A oração do Pai Nosso, é mais profunda que imaginamos. Ela nos mostra como sermos sinceros com o Senhor e viver conforme a vontade do pai. Ore o Pai nosso com o coração e vera tão intensa será a revelação que o Senhor lhe trará.

4- E como orar?

A varias formas, mas o Espírito Santo vai lhe mostrar qual a melhor forma, na Bíblia temos exemplos de pessoas orando de varias formas de acordo com a situação.

> De joelhos (Ef 3.14) – Paulo à igreja de Eféso

> De pé (2Cr 20.5:6) – Josafa clamando ao Senhor perante o povo

> Deitado (2 Rs 20.2:3) – Ezequias orando após ser anunciada sua morte próxima

Em fim, antes mesmo de você iniciar sua oração o Espírito Santo lhe instruirá de como fazê-la, basta estarmos atentos.

5- Onde orar?

No templo (Mt 21.13) – Todo altar erguido ao Senhor se torna um lugar de oração

Em particular (Mt 6.6) – No sermão da montanha, Jesus enfatiza que toda oração feita em secreto é ouvida pelo Senhor, que a vê em secreto. Orando em particular vemos como somos dependentes do Senhor e como nossa confiança nEle é necessária em todas as circunstancias.

Em família (Atos 12) – Pedro estava preso, e a igreja clamava ao Senhor, estes primeiros cristão ainda não tinham um templo para se reunirem, então usavam as casas dos irmão para cultuarem ao Senhor. Em respostas a oração, o Senhor enviou um anjo ao cárcere onde Pedro estava e o libertou (Atos 12.12).
Um Grupo Familiar é justamente o culto realizado em casas com intuito de restaurar vidas e ser agente de transfora]mação

(Se você quer saber mais sobre Grupos Familiares, tem interesse em participar de um ou abrir as portas de sua casa para um grupo, entre em contato).

6- Quando orar?

Ao levantar, devemos dar graças ao dia que o Senhor preparou. Pense tudo que nos rodeia é um presente de DEUS. Moradia, família, amizades, trabalho. Para o dia e a noite serem criados, foi necessária a atuação de DEUS (Geneses 1).

Durante o dia o Espírito Santo nos convidar a orar em uma situação que não esperamos. Quantas vezes você se sentiu tocado a interceder por alguém, ou dizer simplesmente a frase “Seja o que DEUS quiser?”

Ao se deitar, depois de um dia cheio. Devemos fazer um balanço do nosso dia. Pense que para estarmos aqui neste momento, quantas coisas aconteceram no seu dia e o Senhor deu livramentos? Assaltos, batidas de carro, atropelamentos.
Devemos agradecer ao Senhor por tudo isso, pela saúde, pelas vitorias, e também pelas lutas, afinal nas lutas vemos o mover de DEUS em nosso favor para ensinar e testificar as palavras de Paulo em Romanos 8.37 (EM TODAS ESTAS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES).

A todo o momento devemos estar prontos para orar. Quem vive em dependência de DEUS é sempre vitorioso através da oração. Viver em oração é estar 24 horas por dia em comunhão com DEUS.

Algo pra se pensar:

"Não devemos orar até que DEUS nos ouça, mas sim até que nós possamos ouvi-Lo."

Abraço apertado.

Welington Moraes

Um comentário:

igreja primitiva disse...

“Uma pessoa que não faz o que Deus ordenou revela que realmente não tem fé em Deus.” Clemente de Alexandria (195 d.C.)
Até os primeiros cristãos confirmavam que a fé sem obras é morta. Nesta pagina se vê mas passagens da igreja primitiva sobre este tema… http://www.aigrejaprimitiva.com/dicionario/FÉ.html

Postar um comentário

Comente a postagem

Seguidores