Subscribe Twitter Twitter

11 março 2010

Pensar, Sentir, Falar e Agir

Viver é passar por cada uma destas etapas.




Li um texto sobre isso e este texto possuía a letra de uma musica bem antiga. Uma canção profunda que dizia assim:

“Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.



Espírito, Espírito, Espírito Santo de Deus.



Vem controlar todo o meu ser, vem dirigir o meu viver.



O meu pensar, o meu falar, o meu sentir, o meu agir.”

Poucas palavras que me levaram a “Pensar, Sentir, Falar e Agir”.

Vamos analisar cada etapa:

Pensar

“Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniqüidade?” (Jeremias 4:14)

Deus quer que nossos pensamentos sejam puros, que não ocupemos nossa mente com coisas que não provém do coração d’Ele.

Paulo expressa muito bem uma forma de termos pensamentos que sejam agradáveis a DEUS e que resultem em agradáveis sentimentos, sentimento que é nosso próximo passo.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).

Sentir

“Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.” (Jonas 4.1)

Pensamentos são reflexos diante de uma situação, quando um pensamento se torna sentimento, pode significar a solução ou o problema. No versículo acima Jonas fica irado pelo fato de o Senhor ter poupado o povo de Nínive que se convertera após verem o fim eminente. Jonas deixou que um pensamento se tornasse um sentimento de desaprovação da boa vontade de DEUS.

Se nosso sentimentos forem controlados pelo Espírito Santo, e não por nossa natureza pecaminosa, os sentimentos se converteram em boa atitudes.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,” Filipenses 2:5

Quando não conseguimos entregar ao Espírito Santo a direção dos nossos sentimentos geramos sentimentos como ódio, raiva, rancor, inveja, e outros do mesmo tipo, não se parecem com os sentimentos demonstrados por Jesus aqui na terra.

Jesus demonstrou somente amor para com o próximo, o que se contrapõe a todos os sentimentos listados.

Se seus sentimentos tem te trago dor ou não estão de acordo com o amor que Jesus demonstrou, ore ao Pai para que ele te ajude a vencer.

“… E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:7).

Falar

“… mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.” (Mateus 15:18)

Jesus disse isso a Pedro quando ele não entendeu o que Jeus falara aos fariseus no versículo abaixo.

“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”

Uma frase bem comum diz: A boca fala aquilo que o coração está cheio.

Você edifica sua vida com suas palavras. Se pensa besteiras. Possui sentimentos ruins, é claro que de sua boca só sairá contendas, desanimo, tristeza irá e etc. Costumamos pedir a DEUS que nos ajude a falar de Seu amor, mas como poderemos falar do amor de DEUS se não temos este amor em nossos sentimentos e pensamentos. Se tudo aquilo que o Senhor Jesus deixou de ensinamento enquanto esteve conosco não esta marcado em seu coração. Como falar do amor de DEUS se nosso foco principal está em como o próximo se veste.

Se o coração está cheio de futilidades, a boca pronunciara futilidades. E se o coração estiver cheio do amor de DEUS, sem duvida a boca será instrumento de benção para os que estão a sua volta.

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmos 19:14).

Agir

Essa é a parte mais complicada.

Tenho pedido a DEUS que eu seja capaz de colocar e pratica tudo aquilo que creio e que passo para as pessoas.

Todo mundo tem noção do que é certo ou errado, e que o errado é sempre mais fácil de fazer no momento.

“.. porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.” (Romanos 7:15)

Sabemos o que certo, temos vontade de fazer certo, mas agimos errado. Isso é uma realidade no ser humano.

E pra mudar essa situação. Temos de fazer como diz a canção. Devemos pedir ao Espírito Santo que venha controlar todo o nosso ser, venha dirigir o nosso viver.

O pensar, o falar, o sentir, o agir.

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecerem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (I Coríntios 2:12-15)

Quando aceitamos a Cristo como salvador nós recebemos o Espírito Santo, mas a transformação realmente ocorre quando o Espírito Santo recebe o controle do nosso viver.

Graça e alegria sejam com cada um.

A canção que citei se chama “Espirito” e foi gravado por Asaph Borba.

Welington Zk

2 comentários:

Josi Teixeira disse...

O que faz bem pra você ao ler um texto?
R:Tudo aquilo que te faz pensar em ser alguém melhor! E isso me fez pensar bastate.E pensar se realmente estou seguindo isso ou estou pulando etapas! Amo ler aquilo que me coloca frente a frente com meu pecado...me faz lembrar do encontro,me dói é lógico...mas com essa dor me lembro o quanto Deus me ama,pq Ele só corrige aquele que ama!

Welington Moraes disse...

Pode parecer meio estranho eu comentar minha postagem, mas o fato de encarar o pecado realmente mexe com todos.
O pecado deve ser um acidente na vida do cristão. Além do mais devemos combate-lo não como um elefante teme um rato que é menor que ele, mas sim como uma mãe que protege o filho a qualquer custo.
Somos mais que vencedores em Cristo! Esso é nossa realidade.
As velhas coisas ja passaram e nosso foco esta no IDE que nos foi proposto pelo Senhor.
Abraçu Josi....... Que o Senhor derrame sobre vc mais unção!!!!!

Postar um comentário

Comente a postagem

Seguidores